Conectado por

Saúde

Musculação na adolescência é perigoso? Treinador explica


Compartilhe:

Publicado por

em

O mês de janeiro é conhecido como “start” para muitas pessoas que buscam criar o hábito da atividade física. Época ainda reconhecida como “Projeto Verão”. Não são apenas os adultos que “embarcam” nessa tentativa, ou seja, muitos adolescentes optam pelo trabalho de academia. Aí é que surge a dúvida: a musculação é permitida na adolescência?

Resposta e exemplo da musculação nos adolescentes

“É o processo grande de descarga hormonal tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. As estruturas morfofisiológicas acabam tendo mudanças significativas nesse período. O importante é fazer atividade física na adolescência, mas pode fazer a musculação desde que seja orientado por um profissional, que ministre o treino com carga não tão alta”, diz o educador físico Zair Cândido de Oliveira Netto em entrevista exclusiva para o Sport Life.

“Muitas vezes, o que acontece é o adolescente que faz muitos exercícios para o peitoral e esquece de fazer para coluna, que acabam dando problemas. O adolescente fica com peitoral forte e as costas fracas. Então, vai haver desequilíbrio de forças, que pode gerar cifose e desvio de coluna. Deve ter precaução”, complementa Zair.

Precauções

Questionado se há alguma restrição de trabalho para adolescente, Cândido vetou os trabalhos de força pura ou muita carga para hipertrofia porque haverá a “quebra” de 80% da carga máxima, lesões e danos para o desenvolvimento comum da musculatura do adolescente.

Outra ponderação desse profissional é de que não há urgência de suplementos nessa fase devido ao tipo de treinamento ideal para o público dessa faixa etária. Da mesma forma, o conceito da alimentação saudável é indispensável porque nessa época os adolescentes costumar comer de forma irregular. Os acompanhamentos médicos e nutricionais são prioridades.

“Agora a demanda energética pelo tipo de treinamento não requer tomar whey protein. É o trabalho de formação. Não é o trabalho de massa muscular e de potência. O objetivo é preparar as estruturas esqueléticas e funcionais para a idade adulta”, orienta Netto.

Zair ainda afirma em diálogo com a reportagem do Sport Life, que o ideal é que o adolescente faça musculação de três a quatro vezes por semana porque permite o tempo de recuperação. “Todos os dias seria uma carga desnecessária para um adolescente. Se ele concilia com outro esporte, faça duas vezes por semana”, detalha o profissional.

Musculação está na preferência dos brasileiros

A musculação é o esporte consolidado no Brasil. A prova é o estudo da Unicamp (Universidade de Campinas) divulgado no mês de fevereiro de 2020. Os pesquisadores analisaram os dados epidemiológicos de 60.202 pessoas acima dos 18 anos. O resultado foi que a caminhada é a principal atividade física dos brasileiros e logo depois apareceram futebol e musculação, respectivamente.

Quem é ele?

Zair Cândido de Oliveira Netto trabalha como coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e supervisiona a parte acadêmica da “UPX Sports” na cidade de Curitiba. É bacharel em educação física pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e doutor em ciências da saúde na UCAM (Universidad Católica San Antonio de Murcia), na Espanha.

https://www.terra.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com